"Em 1992, no artigo da Harvard Business Review, Kaplan e Norton apresentam uma nova ferramenta de análise financeira. Comparando com as ferramentas utilizadas até à data apresenta-se como revolucionária, uma vez que não condiciona os gestores apenas à utilização de indicadores financeiros, introduzindo novas perspectivas de análise, permitindo prever o futuro assim com definir e controlar o plano estratégico das empresas.
O balence ScoreCard é uma ferramenta que permite a caracterização da visão e estratégia da empresa em métricas significativas, que se traduzem em objectivos definidos segundo quatro perspectivas: aprendizagem e conhecimento, Interna, Clientes e Financeira.
Tal como ilustrado na figura, a estrutura do balance ScoreCard, tenta responder à seguintes questões:
- Para ter retorno e consequente sucesso financeiro, qual a nossa posição perante os nossos investidores? (Perpectiva Financeira)
- Para satisfazer os nossos clientes em que processos internos deveremos apostar?
- Qual a forma de maximizar o potencial dos meus colaboradores? Que tipo de colaboradores devem ter lugar na minha empresa? (Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento)
- Quais os desejos dos meus clientes e como enquadra-los para atingir a minha visão? (Perspectiva Cliente)"
(Texto da autoria de um antiga aluna de MSIAD. Texto e imagem tirados daqui, com os devidos agradecimentos)
Candidatar ao Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão (MSIAD) - ISCTE-IUL
Comentários
Enviar um comentário
Seja bem vindo!