"Os problemas possuem diferentes níveis de complexidade. Um problema complexo não é mais que a soma de problemas simples.
Quando pensamos num problema conseguimos sempre distinguir um objectivo que se esconde por trás desse problema.
Quando pensamos num problema conseguimos sempre distinguir um objectivo que se esconde por trás desse problema.
Por exemplo:
Será que devo ir ao cinema esta noite?
Se tivermos em atenção esta frase por si só, não conseguiríamos distinguir nitidamente um objectivo porque o problema não foi completamente formulado.
Quando eu me coloco este problema desta forma, 2 interpretações são possíveis e consequentemente poderia distinguir 2 objectivos se pensasse:
1- Objectivo de ir ao cinema
2- Objectivo de não ir ao cinema
1- Objectivo de ir ao cinema
2- Objectivo de não ir ao cinema
A colocação correcta do problema é meio caminho andado para a solução, vejamos, se eu colocar a questão da seguinte forma:
Será que devo de ir ao cinema esta noite porque combinei com o João antes de me sentir tão cansada?
Será que devo de ir ao cinema esta noite porque combinei com o João antes de me sentir tão cansada?
O meu objectivo é não ir ao cinema, no entanto eu já combinei com o João.
A solução é ligar ao João dizer-lhe que estou cansada e:
- se ele me disser que já comprou os bilhetes eu ligo a uma amiga para ir com ele no meu lugar e o problema resolve-se, caso nenhuma das minhas amigas queira ir ao cinema pagarei o meu bilhete ao João e digo para ele convidar alguém para ir com ele;
- se ele disser que tudo bem fica para a próxima o problema fica resolvido.
Existem vários caminhos para solucionar um problema, no entanto nem todas atingem o mesmo grau de resolução do mesmo.
Do ponto em que nos colocamos um problema até ao ponto em que encontramos uma solução, existe todo um percurso que tem de ser percorrido que envolve a resolução de vários subproblemas e a concretização de vários subobjectivos, a esse percurso chama-se aprendizagem.
A experiência associada à aprendizagem torna os problemas menos complexos para o individuo que se encontra em aprendizagem constante."
Do ponto em que nos colocamos um problema até ao ponto em que encontramos uma solução, existe todo um percurso que tem de ser percorrido que envolve a resolução de vários subproblemas e a concretização de vários subobjectivos, a esse percurso chama-se aprendizagem.
A experiência associada à aprendizagem torna os problemas menos complexos para o individuo que se encontra em aprendizagem constante."
(Texto da autoria de um antiga aluna de MSIAD. Texto e imagem tirados daqui, com os devidos agradecimentos)
Candidatar ao Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão (MSIAD) - ISCTE-IUL
Comentários
Enviar um comentário
Seja bem vindo!